terça-feira, 30 de julho de 2013

Atendimento Educacional Especializado



UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ 
Especialização em Atendimento Educacional Especializado – AEE 
Cursista: Gecy Lima de Souza
Turma: T29a
Data: 30/07/2013 


Atendimento Educacional Especializado
Falar de educação inclusiva nos faz pensar nos desafios ocorridos há décadas para se chegar ao atendimento oferecido hoje e qual o papel do professor frente a essa nova proposta de trabalho. O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008).
O professor do AEE tem importância significativa no ambiente escolar, tanto na  sala de aula comum como na sala de recurso multifuncional, e a articulação entre professor da sala comum e sala de recurso multifuncional se torna indispensável para a elaboração do plano de atendimento do AEE sendo que o professor do AEE deve sempre acompanhar  o aluno tanto no espaço escolar como fora dela para ver se os objetivos estão sendo alcançados e assim traçar novos planos com a ajuda dos familiares que são indispensáveis nesse processo. Segundo a resolução nº 4, de outubro de 2009 em seu Art. 13 descreve as atribuições do professor de AEE:
I Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos,de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial;
II -Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
III –Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais;
IV – Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;
V - Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
VI - Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
VII - Ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação;
VIII – estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolar.
Sabendo de suas atribuições e tendo, com uma delas a elaboração do plano do AEE o professor decidirá qual o recurso mais indicado para tal deficiência e assim estimular o desenvolvimento das devidas habilidades conforme a especificidade de cada aluno. Assim como a escolha do melhor recurso é importante para o desenvolvimento e aprendizagem o estudo de caso com certeza é peça fundamental para que o professor conheça melhor seu aluno, seu histórico de vida e a partir daí montar plano de ação com estratégias e recursos que irão favorecer a independência e autonomia do aluno tanto no ambiente escolar com fora dele com assegura à lei.






















5 comentários:

  1. Colega, percebe - se que que o professor do AEE é importante no âmbito escolar, mais faz - se necessário ser capacitado e ter uma estrutura física e materiais adequados para exercer sua prática.

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    1. Cristiane, o decreto de nº 4/outubro/2009 e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; reporta com clareza sobre a formação do profissional para atuar no AEE e com relação ao ambiente de trabalho com certeza este deixa a desejar em quase todas as escolas do país conforme pudemos observar nas pesquisas realizadas em algumas escolas na disciplina anterior, mas apesar da precariedade ainda assim acredito que se pode prestar serviços criando estratégias, buscando novos mecanismo até porque colega, de todos os profissionais nós professores somos levados desenvolvemos diversos papeis para garantir a eficácia do nosso trabalho. A nossa luta é árdua, porém muito invejada por muitos que não conseguem desenvolver com tanto brilhantismo e responsabilidade essa profissão apesar das dificuldades.
      Enfim, entendo suas colocações sabendo que não é fácil trabalhar onde não temos condições para tal. Mas vamos à luta!
      Abraços

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  2. Olá colega, de nada adianta o professor do AEE saber de suas atribuições/funções se a escola não oferecer uma infraestrutura adequada para garantir um atendimento de qualidade.

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    1. “Eu que não me sento no trono de um apartamento com a boca escancarada cheia de dente esperando a morte chegar”(Raul Seixas) colega, aproveitando a letra desta musica quero reporta-me as suas colocações as quais respeito. porém penso que adianta sim!Não devemos esmorecer; embora sabendo que não é fácil desenvolver um trabalho onde não se tenha condições para tal, mas ficar preso a essas condições de trabalho e não fazer nada para melhorar é parar no tempo e nós como formadores de opinião, conhecedor de leis e sabendo de suas atribuições com certeza temos condições buscar melhorias para desenvolver nossos trabalhos.
      Abraços.

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  3. "Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz, eu sei que a vida devia ser bem melhor e será, mas isso não impedi que eu repita é bonita, é bonita e é bonita...” (Gonzaguinha). Reitero sua abordagem colega Gecy Lima, pois a educação tem seus percalços e vivenciamos essas dificuldades diariamente, porém temos que tentar novos mecanismos para superar os desafios do cotidiano escolar, lutar em prol de uma educação de qualidade é dever de todos.

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