Universidade Federal do
Ceará
Cursista : Gecy Lima de
Souza
Turma: T29a
Disciplina: TGD ( TEA)
Data: 27/05/2014
Atividade
3ª: Recursos e estratégias em baixa tecnologia que possa
apoiar o aluno com TGD em seu desenvolvimento.
Para Sartoretto
(2010), os alunos com impedimentos na
comunicação nem sempre participam dos desafios educacionais, porque os
professores desconhecem estratégias e alternativas de comunicação. Para
garantir a esses alunos meios de expressarem suas habilidades, dúvidas e
necessidades, faz-se necessário descobrir meios de compreender de que forma
eles estão processando e construindo conhecimentos.
Os
recursos e estratégias abaixo relacionados serão disponibilizados para alunos
de 06 anos com transtorno autista na sala de aula, AEE, e também no ambiente
familiar, pois segundo BELIZÁRIO FILHO, (2010), os professores devem ter em mente que a família
encontra-se muitas vezes fragilizada por toda a vivência desde a descoberta do
transtorno e que será parceira quanto mais conseguir entender o processo
pedagógico do filho e perceber os pequenos avanços. O que chamamos de pequenos
avanços são extremamente significativos para a família.
Existe uma área da TA que se destina
especificamente à ampliação de habilidades de comunicação é denominada de
Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).
A
Comunicação Aumentativa e Alternativa é destinada a pessoas sem fala ou sem
escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua
habilidade em falar e/ou escrever (BERSCH & SCHIRMER, 2005).
A
CAA possibilita a construção de novos canais de comunicação, através da
valorização de todas as formas expressivas já existentes na pessoa com
dificuldade de comunicação. Gestos, sons, expressões faciais e corporais devem
ser identificados e utilizados para manifestar desejos, necessidades, opiniões,
posicionamentos, tais como: Sim, Não, Olá, Tchau, Dinheiro, Banheiro, Estou
bem, Tenho dor, Quero (determinada coisa para a qual estou apontando), tenho
fome e outras expressões utilizadas no cotidiano.
Com
o objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve
habilidades de expressão e compreensão, são organizados e construídos recursos
como cartões de comunicação, pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de
palavras, vocalizadores ou o próprio computador que, dependendo da maneira como
for utilizado, pode tornar-se uma ferramenta poderosa de voz e comunicação.
Os
recursos de comunicação de cada pessoa são construídos de forma totalmente
personalizada e levam em consideração várias características que atendem às
necessidades deste usuário.
Para
seleção do vocabulário é fundamental o envolvimento do aluno, dos familiares,
dos professores, da equipe diretiva, dos funcionários da escola, dos colegas e
de todos aqueles que estarão diretamente engajados na utilização deste recurso.
O envolvimento dos vários parceiros de comunicação no processo de escolha de
vocabulário certamente facilitará a compreensão e a aproximação dos mesmos na
utilização posterior deste recurso.
1- 1-
Prancha de comunicação com
símbolos representativos da escolha de um lanche, confeccionada de forma
personalizada, com sistema de símbolos PCS, e com vocabulário de acordo com as
preferências do aluno. Apontando estes símbolos o aluno pode pedir ajuda,
agradecer e escolher o que pretende comer ou beber.
2-Prancha com símbolos PCS na versão colorida. A imagem mostra mais um exemplo de prancha de comunicação, com símbolos PCS coloridos. A prancha apresenta várias expressões sociais utilizadas para cumprimentar, fazer perguntas e outras que representam sentimentos como FELIZ, TRISTE, COM FRIO, CALOR,DOENTE. Na parte inferior da prancha, estão os símbolos representativos de tempo verbal: PASSADO, PRESENTE e FUTURO. Associando estes últimos símbolos aos demais, o aluno pode expressar que o conteúdo da sua comunicação está acontecendo, aconteceu e irá acontecer.
Cartões de comunicação
Referencia Bibliográfica
- · Sartoretto, Mara Lúcia. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar : recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa / Mara Lúcia Sartoretto, Rita de Cássia Reckziegel Bersch. - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010.
- · Belisário Júnior, José Ferreira. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar : transtornos globais do desenvolvimento / José Ferreira Belisário Júnior, Patrícia Cunha. - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010. v. 9. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar.
Olá colega, acredito que esses cartões de comunicação são recursos fundamentais utilizados no cotidiano de um educando com autismo, sendo este uma alternativa de comunicação, pois sabemos que devemos disponibilizar recursos e estratégias que favoreçam o desenvolvimento e autonomia do educando.
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